11 de fevereiro de 2014

Como proteger sua compra em grupos do Facebook?



É comum encontrar grupos nas redes sociais com a finalidade de fazer vendas e trocas entre pessoas com o mesmo interesse.
Mas justamente por ter muita gente envolvida, não temos a certeza se vai ser seguro efetuar qualquer tipo de negociação.
Por isso aqui cê vai achar algumas dicas importantes antes de se aventurar a fazer suas compras.

1. Observe o grupo.
Veja se nele existe uma página dedicada a reclamações e questionamentos dos participantes, isso é importante porquê geralmente existe uma lista que revela o nível de satisfação com o comprador/vendedor. Alguns nomes são adicionados a lista negra, porque de alguma forma não horaram com o compromisso, e outros entram na lista de recomendados, pois souberam negociar bem. Assim você pode ter uma ideia a mais de em quem confiar.

2. Peça indicações.
Quando encontrar um produto do seu interesse, converse com outras pessoas que já fizeram compras com o seu suposto fornecedor, e pergunte como ocorreu toda a negociação. Faça isso com mais de um cliente da pessoa.

3. Recolha o máximo de informações do produto. 
Pra não correr o risco de não chegar até você o que achava estar adquirindo, ou algo com defeito e etc, peça o máximo de fotos possíveis, de todos os ângulos, no caso de roupas, peça as medidas direitinho, Marca, data de validade, se é usado ou novo, e também é interessante saber porque foi posto a venda.

4. Forma de pagamento.
Em geral o mais utilizado é o depósito bancário, mas outras opções também são dadas. O importante é que você guarde os comprovantes de pagamento, com isso você tem provas jurídicas de que honrou com o combinado.

5. Conversas protegidas.
O legal é que você arquive as conversas que teve com o vendedor, tire prints do perfil dele(a) e das partes mais importantes da negociação, e os salve em algum lugar seguro, como um e-mail. (Magina se seu pc buga, e tem que formatar?)

6. Preços e prazos.
É importante que saiba muito bem quanto vai custar e quanto tempo vai ter de esperar até que sua encomenda chegue até você, é claro que isso fica a critério dos correios, e mesmo por isso que você pode ter uma ideia de quanto tempo demora para a entrega de acordo com o serviço contratado, (SEDEX, PAC...)

7. Rastreei o produto.
Os correios oferecem uma opção pra te deixar mais seguro. Quando a postagem é feita, a pessoa que a fez recebe um código, e é isso que prova que ela enviou o produto. Peça esse código assim que o dia determinado pro envio chegar, e acompanhe tudo pelo site dos correios. Essa é a fase mais segura ^^' Dá pra saber os detalhes do trafego até chegar a sua porta.

Bom, com essas dicas fica mais fácil de não sair prejudicado.


2 comentários:

  1. Passando para deixar uma tag: (http://zonaotakuseotomes.blogspot.com.br/2014/02/liebster-award.html)

    ResponderExcluir
  2. Já tinha comprado várias produtos na loja virtual, e exatamente essas citações que faço, e graças a isso nunca teve perda ou roubo de dinheiro.
    Na verdade é questão da escolha da loja também se é confiável ou não.

    Kiss ;* que blog bonita!

    tsuki-no-shita.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fica a vontade!